Educação

Milhares de jovens tentam uma vaga no IFSul

Divididos entre todos os campi, os candidatos concorreram a mais de 1,7 mil vagas entre todos os cursos

Carlos Queiroz -

Mais de 11 mil pessoas tentaram ontem uma vaga em um dos cursos do Instituto Federal Sul Rio-grandense. O processo seletivo de verão foi realizado em todos os 14 campi da instituição, que oferece as modalidades do ensino médio integrado e outros cursos técnicos, todos gratuitos e reconhecidos pela alta qualidade de ensino. Ao todo, mais de 11 mil pessoas fizeram o vestibular em todo o Rio Grande do Sul. Em Pelotas, 6,3 mil pessoas realizaram a seleção.

Divididos entre todos os campi, os candidatos concorreram a mais de 1,7 mil vagas entre todos os cursos. A média da concorrência geral ficou de 6,2 candidatos por vaga.

Durante a manhã, foi a vez de quem buscava uma vaga nas modalidades subsequente e concomitantes. Os concomitantes são para aqueles que fazem apenas a formação técnica na instituição e o ensino médio em outra. Aqueles subsequentes exigiam a conclusão do ensino médio. À tarde, a prova foi para os estudantes que estão finalizando o ensino fundamental e tentavam uma vaga no ensino médio técnico do IFSul.

Calor e nervosismo
Os termômetros apontavam para quase 30ºC quando os portões fecharam para o vestibular. Minutos antes foi o momento para dar um abraço nos pais e para ouvir as últimas dicas de professores de cursinhos preparatórios e as últimas frases tranquilizantes para fazer a prova com calma. Mesmo assim, era visível no rosto dos jovens a tensão pelo momento.

Gustavo Cantareli, 14, hoje estuda na escola municipal Olavo Bilac, no Fragata. Sua meta é conseguir uma vaga para o técnico em eletromecânica. "É um curso muito bom. Muita gente já sai do ensino médio com emprego", projeta. A amiga Cinara de Ávila, 14, buscava uma vaga no curso técnico em química. Mesmo cedo para qualquer definição, ela conta que a escolha foi pela afinidade. "Sempre gostei muito de química", disse.

Próximo da entrada do Campus Pelotas, na Praça 20 de Setembro, os pais Carla Gayer e Marcos Antônio Marques tranquilizavam o filho Charles, de 15 anos. No último ano, duas vezes por semana ele frequentou um curso preparatório. A conquista da vaga no ensino médio do IFSul pode ratificar a qualidade na formação do filho, aluno da Escola Municipal Ferreira Viana, contam os pais.

"É uma das melhores escolas de ensino médio do município. A gente sabe que no futuro a concorrência vai ser grande, ele vai enfrentar dificuldades, e o estudo é tudo. A gente precisa incentivar e apoiar", exaltou a mãe Carla. A família ficou até o final da prova esperando por Charles.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mega-Sena tem prêmio estimado de R$ 48 milhões no próximo sorteio Anterior

Mega-Sena tem prêmio estimado de R$ 48 milhões no próximo sorteio

Campanha conscientiza contra o abandono de animais Próximo

Campanha conscientiza contra o abandono de animais

Deixe seu comentário